Dependência emocional: É possível ser autossuficiente?
- Izabela Servos Gonçalves
- 19 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de mar. de 2023
Você já se sentiu emocionalmente dependente de outra pessoa?
Primeiramente, veja o vídeo sobre relacionamentos aqui: https://www.izabelaservospsicologia.com/relacionamentos

Primeiro, vamos falar sobre o conceito de dependência emocional: Perda da capacidade de agir e tomar decisões sozinha, mudança da própria personalidade para agradar o outro, necessidade intensa e constante de aprovação, sensação de vazio ao ficar sozinha, carência excessiva, dificuldade de impor limites e dificuldade de se responsabilizar pela própria vida.
A dependência emocional nem sempre está associada a emoções ou sensações, por isso prefiro nomeá-la como dependência relacional.
A causas da dependência relacional são muito singulares e podem estar associadas a: Insegurança, baixa autoestima, traumas, vivências da infância, dificuldade de lidar com as consequências das escolhas, crenças de incapacidade dentre muitos outros motivos a depender de cada pessoa.
Muitos psicólogos colocam a autossuficiência como meta de tratamento para a dependência relacional, mas será que é possível alcançá-la? Vamos pensar... O ser humano é a espécie que mais precisa da convivência com os outros para sobreviver! Só somos humanos porque alguém nos ensinou a linguagem, as regras, o amor e a convivência. A infância do ser humano é a mais longa dentre os animais, e por um bom tempo da nossa vida ficamos dependentes dos nossos cuidadores. E ainda continuamos dependentes! Dependemos de quem produz nosso alimento, da chuva, do sol, e de muitas pessoas. Para ter uma vida mais feliz também precisamos de um círculo de convivência e de pessoas para compartilhar a vida.
O que eu mais recebo no consultório são pessoas frustradas por nunca conseguirem atingir a tal autossuficiência. Por isso, a prática da psicanálise não é a de colocar a autossuficiência como meta, mas de trabalhar as inseguranças e a maneira de se relacionar de cada um. Assim, você pode construir relacionamentos mais saudáveis, ter mais autonomia para fazer escolhas, não ficar refém da opinião dos outros e conseguir viver bem mesmo que alguém decida sair da sua vida.
Se quiser dar inicio a essa jornada, fale comigo clicando aqui!
תגובות